PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é o Programa Facilita?

O Facilita é um programa que permite que Fornecedores antecipem o recebimento das notas fiscais emitidas ao Grupo Boticário. Trabalhamos com diversos bancos parceiros e buscamos sempre as melhores taxas de antecipação para você fornecedor!

2. Como funciona o Programa Facilita?

Todo o processo começa com o registro da nota fiscal emitida pelo fornecedor ao Grupo Boticário. Processo é feito internamente e tem um prazo de término de até 15 dias úteis. Após esse prazo, a nota ficará disponível para antecipação no Portal do Programa Facilita.

Para verificar as notas já disponíveis e solicitar a antecipação, o fornecedor precisa acessar o portal (https://www.programafacilita.com.br/), e efetuar o acesso utilizando seu login e senha.

Agora basta selecionar a(s) nota(s) que deseja antecipar e optar pelo banco que preferir.

Fornecedor processo é 100% online e seguro. Ao final do processo você pode verificar todas as taxas, dar o aceite e a emissão do termo de antecipação.

O crédito acontece em até um dia útil após a solicitação (isso vai depender do horário de solicitação). Importante ressaltar que o prazo de um dia útil é estipulado pelos bancos.

3. Todas as notas fiscais estão disponíveis para antecipação?

Por padrão, todas as notas fiscais emitidas para o Grupo Boticário e aprovadas no processo interno de lançamento estarão disponíveis para antecipação no portal.*

Fornecedores fiquem atentos pois não é possível realizar a antecipação de notas que estão a 5 dias úteis da sua data de pagamento.

Outra informação muito importante: Caso suas notas não fiquem disponíveis em até 15 dias úteis no portal do Facilita, favor entrar em contato DIRETAMENTE COM O COMPRADOR REQUISITANTE.

*FORNECEDOR FIQUE ATENTO: Somente ficam disponíveis para antecipação as notas fiscais emitidas para as empresas do Grupo Boticário que são homologadas para o Programa Facilita (BPB, Interbelle, Cencoderma, MultiB)!!!!!!

4. Preciso atualizar meus dados bancários. O que devo fazer?

Para a alteração/atualização dos dados bancários você precisa entrar em contato diretamente com a área de cadastro do fornecedor pelos canais: Telefone: (11)4280-8482 (ramal 7) / Whats: (41)98826-1137 / E-mail: cadastrofornecedor@grupoboticario.com.br

5. Como funcionam os convênios com os bancos?

O Programa Facilita conta com a parceria de bancos conveniados. Você não precisa ter conta, parceria, produtos ou qualquer tipo de relacionamento com o banco escolhido, basta escolher quais as melhores condições.

Atualmente temos 7 bancos conveniados, porém dependendo dos valores das notas, prazos e outros fatores alguns bancos podem não aparecer na relação de antecipação.

6. Quais são as taxas cobradas na antecipação?

O Grupo Boticário sempre busca as melhores condições para os seus parceiros, entretanto o valor da taxa de antecipação e prazos são definidos pelos bancos conveniados.

FORNECEDOR FIQUE ATENTO!!! valores cobrados (taxa) têm variação de acordo com o prazo de pagamento da nota!!!

7. Qual o prazo para o crédito do valor antecipado?

Solicitações de antecipação feitas até as 11h serão pagas no decorrer do mesmo dia. Antecipações solicitadas após esse horário, crédito ocorre no próximo dia útil.

FORNECEDOR FIQUE ATENTO!!!! Importante lembrar que os prazo para o crédito é algo definido pelo banco parceiro (assim como as taxas).

8. É possível cancelar a antecipação depois de realizada?

Fornecedor fique atento pois após o processo de antecipação feita NÃO é possível CANCELAR.

9. É realizada alguma análise de crédito do fornecedor?

Não é feita nenhuma análise de crédito do fornecedor no programa Facilita.

10. Não recebi meu pagamento. O que devo fazer?

Para esta situação podemos ter duas situações:

  • Pagamento é referente a uma nota NÃO ANTECIPADA: Neste caso o atendimento do Facilita não vai conseguir resolver o problema. Será necessário entrar em contato com o e-mail: contasapagar@grupoboticario.com.br.
  • Pagamento é uma ANTECIPAÇÃO DO FACILITA: Neste caso você pode entrar em contato com o atendimento do FACILITA pelos canais: programafacilita@grupoboticario.com.br ou Whats: (41) 98880-3285
11. Criação e Desbloqueio de usuário

Segurança é algo importante para o Grupo e com isso sempre será necessário utilizar seu usuário e senha para acessar o Portal do Facilita.

  • Não tenho usuário!!! O que devo fazer para criar um?
    • A solicitação deve ser feita pelo fornecedor encaminhando os documentos abaixo para programafacilita@grupoboticario.com.br.

    • Lembrando que o acesso pode ser concedido apenas para os representantes legais da empresa (sócios, proprietários etc) ou para outro colaborador mediante a procuração.

      Após a análise dos documentos, se estiver tudo ok, criamos o acesso.

    • Lista de documentos:
      • Ficha cadastral Programa Facilita*
      • Procuração (caso aplicável)*
      • Última alteração do contrato social consolidado / estatuto social / ato constitutivo
      • Certidão simplificada da Junta Comercial atualizada
      • Cópia Cartão CNPJ
      • Documento de identificação dos sócios / proprietário / procurador
      • Cópia do comprovante de endereço atualizado da empresa (conta de água, luz, telefone, etc)
      • Ata de eleição dos diretores (caso aplicável)

      *Vai em anexo no e-mail

  • Tenho usuário mas está bloqueado!! Porque bloqueou e o que devo fazer para resolver?
    • O bloqueio tem como principal objetivo manter a segurança no processo de antecipação e se dá por dois motivos:
      • Periódico de 60 em 60 dias;
      • Por pendência ou desatualização de documentação.

      A solicitação de desbloqueio deve ser feita pelo fornecedor para o e-mail programafacilita@grupoboticario.com.br.

      Será feita uma verificação da documentação e se estiver tudo OK, seu usuário será reativado.

      Caso seja identificado algum problema e/ou pendência na documentação, vamos solicitar o envio do documento atualizado, faremos a análise e se tudo estiver correto o usuário será reativado.

12. Dúvidas, problemas e sugestões seguem abaixo os canais de comunicação:

Portal do FACILITA: https://www.programafacilita.com.br/

Faltando Notas no Portal Facilita: PROCURAR O COMPRADOR REQUISITANTE.

Problema no Pagamento de Notas NÃO ANTECIPADA: contasapagar@grupoboticario.com.br

Problema no Pagamento de Notas ANTECIPADAS: programafacilita@grupoboticario.com.br

Problema de acesso ao portal: programafacilita@grupoboticario.com.br

Alteração dos dados bancários: cadastrofornecedor@grupoboticario.com.br

Dúvidas, sugestões e outros atendimento: programafacilita@grupoboticario.com.br ou whats para: (41)98880-3285


Sobre lançamentos de notas fiscais: procurar pelo seu comprador requisitante.

Sobre não pagamentos: contasapagar@grupoboticario.com.br

Sobre acesso ao portal e antecipações: programafacilita@grupoboticario.com.br

Sobre lançamentos de notas fiscais: procurar pelo seu comprador requisitante.

Sobre não pagamentos: atendimentofacilita@grupoboticario.com.br

Sobre acesso ao portal e antecipações: atendimentofacilita@grupoboticario.com.br